quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Bolo de Natal (ou bolo de frutas e frutos secos)

Hoje tenho jantar cá em casa por isso tenho muuuuuitas coisas para fazer. Por isso, e para que não percam a oportunidade de fazer este bolo tão simples e tão bom, vou ser mesmo preguiçosa e passar a receita que a Nutricionista Andreia Castro nos passou (ainda naquele workshop que vos falei) tal e qual como veio.


Fiz ontem à noite e hoje levei-o para brindarmos ao novo ano no fim do treino e só vos digo: VOOU! :) 


Façam que não se vão arrepender!


Feliz 2016!!!



domingo, 27 de dezembro de 2015

Uma espécie de sonhos de Natal

Eu nunca provei sonhos mas sempre ouvi falar deles...
Este ano vi uma receita e pensei "porque não adaptar e ver o que sai?". 
Que ficaram muito bons, lá isso ficaram! Já não vão a tempo do Natal de 2015 mas vão para o de 2016, ou para a passagem de ano, ou para outra ocasião especial (porque quem é amante de abóbora e canela, não precisa de estar nesta altura do ano para abusar delas...).


Precisei de:
- 500 g de abóbora
- água para cozer a abóbora
- 2 paus de canela 
- sumo e raspa de meia laranja
- 1 ovo
- 150g de farinha de trigo sarraceno
- 25g de açúcar de côco 
- 1 colher de café de fermento em pó sem glúten
- 1 colher de café de farinha de araruta
- óleo de coco para pincelar frigideira
- canela e açúcar de côco qb para polvilhar no final.

Por a abóbora a cozer a vapor com 2 paus de canela. 
Bater o ovo, juntar o açúcar e continuar a bater até ficar homogéneo. Juntar a abóbora cozida e já reduzida a puré, e a raspa e sumo de laranja e mexer bem. Adicionar as farinhas e o fermento e misturar tudo.
Pincelar uma frigideira bem aquecida com óleo de côco, e, uma colher de sopa, colocar pequenas doses na frigideira. Baixar um pouco o lume e tapar. Entretanto, virar para "corar" do outro lado.
Polvilhar com açúcar de côco e canela et voila!!!



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Bolo pudim de maçã

Ontem à noite não resisti e testei mais uma receita da Nutricionista Andreia Castro, o bolo pudim de maçã. Fica qualquer coisa de maravilhoso! E é óptimo para juntar à mesa de amanhã, com a canela e as nozes! Quem quer experimentar?


Vão precisar de:
- 7 a 9 maçãs (dependendo do tamanho)
- 300 ml de leite de coco
- 6 ovos
- 170 g de farinha de araruta
- 120 g de açúcar de coco
- 30 g de óleo de coco
- Sumo de 4 limões
- Vagem de baunilha
- Raspa de 1 limão
- Nozes picadas q.b.
- Canela q.b.

Liguem o forno a 180ºC.
Descasquem as maçãs, retirem-lhes o caroço e com a ajuda de uma mandolina, cortem-nas em fatias finas (eu cortei mesmo à mão, que não tenho mandolina). À medida que as vão fatiando, reguem-nas com sumo de limão para evitar que oxidem. Reservem.
Num outro recipiente, adicionem os ovos com o açúcar e misturem até obterem um creme esbranquiçado. Juntem o leite de coco, o óleo de coco derretido, a raspa de limão, as sementes retiradas da vagem da baunilha e por fim a farinha de araruta, misturando bem.
Forrem com papel vegetal uma forma com fundo amovível (eu simplesmente forrei uma forma redonda com papel vegetal). Coloquem o preparado na forma e disponham as maçãs em camadas, forçando para que estas se afundem na massa. Por fim, polvilhem com um pouco de açúcar de coco, canela e as nozes picadas (este passo saltei à frente, mas para a próxima, vou seguir direitinho).
Levem ao forno, durante 40 minutos ou até estar solidificado. Caso notem que a parte de cima está a dourar demasiado rápido, coloquem uma folha de papel alumínio por cima para prevenir queimar.


O aspecto final não deverá ser de bolo, mas sim uma aparência mais parecido a pudim. Deixem arrefecer totalmente antes de partir ;)


segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Broas de batata doce

Como sabem, há uns dias atrás, fui convidada pelo Dr. André Matias para frequentar o workshop "Doces para um Natal saudável", com a participação da nutricionista Andreia Castro. 

Entre elas estavam estas pequenas maravilhas de batata doce, que eu não resisti (sim, porque como já repararam eu não gosto naaaaada de batata doce) e na primeira oportunidade pus mãos à obra para experimentar.



Para as fazerem, precisam de:
- 300g batata doce
- 200g farinha de amêndoa
- 10 tâmaras (quando fiz, esqueci-me das tâmaras e ficaram igualmente óptimas ;) )
- 30g óleo de côco
- 60g mel
- 1 colher de chá de sementes de erva doce
- 1 colher de chá de canela (usei 1 colher de sopa à vontade.. Adoro canela!)
- 1 gema para pincelar

Cozer as batatas doces, descascar e esmagar.
Num recipiente à parte, colocar as tâmaras em água a ferver por 10 minutos. Depois, escorrer a água, juntar óleo de côco derretido, mel, canela e sementes de erva doce, reduzindo a mistura a puré com a ajuda da varinha mágica. Adicionar este puré ao puré de batata doce e misturar. Por fim, juntar também a farinha de amêndoa.
Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal e com a ajuda de duas colheres formar as broas e dispor sobre ele.
Pincelar cada uma com a gema batida e levar ao forno por cerca de 45 min a 180 graus.


Nota importante à tripulação: estas receitas não têm potencial inflamatório, mas engordam!!! Não é para abusar ;)


sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Brownie

Bom dia!
Ora aqui está uma daquelas receitas que eu não descanso enquanto "o bolo" não desaparece... Eu tenho um problema sério com chocolate... Tão sério que o último quadrado que comi foi em fevereiro porque prefiro manter-me longe a comer só um quadrado... Mas ontem a ocasião era especial e os pais de segunda viagem que fomos visitar adoram chocolate! Era uma boa desculpa para pôr mãos à obra!

Precisei de:
- 3 ovos
- 3/4 chávena de óleo de côco
- 1/4 chávena de cacau em pó puro
- 1/2 chávena de côco ralado
- 1/2 chávena de mel
- 1/2 chávena de avelãs
- 2 chocolates com 85% de cacau

Aquecer o forno a 180 graus e forrar uma forma quadrada/retangular com papel vegetal e untar com óleo de côco.
Bater os ovos e juntar o óleo de côco derretido e o cacau. Depois o mel e o côco ralado. Por fim as avelãs e os chocolates aos pedaços. Deitar tudo na forma e levar ao forno por 30 minutos ;)



Comi durante a tarde, com chá, e à noite, depois de oferecer ao meu querido vizinho, ainda tinha uma fatia a olhar para mim... Tive que acabar com ela o quanto antes!!!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Doce de maçã e abóbora e Crumble de maçã

Tenho feito um doce de maçã e abóbora maravilhoso para acompanhar panquecas e claras cozidas. Muito simples! É tudo meio a olho mas geralmente uso:
- maçãs
- abóbora
- paus de canela
- cravinho
- gengibre
- casca de limão
- tâmaras/figos secos

Ponho tudo a cozer a médio lume e quando está pronto, tiro paus de canela e cravinho, ralo e guardo em frasquinhos esterilizados.

Ontem voltei a fazer, mas antes de ralar tudo para ficar purê, tirei uma parte (pouco ralada) e pus numa tigelinha própria para ir ao forno. Cobri com amêndoa triturada e levei ao forno 15 a 200 graus. Resultou nesta maravilha!