quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Lanches para os nossos pequenos #2

Estes pãezinhos já faço há uns meses largos. A receita foi-me passada pela nutricionista Andreia Castro, quando partilhei o problema do meu filho ser doido por pão (infelizmente este estilo de vida foi por nós adaptado já ele comia pão de trigo). Faço-o principalmente quando vamos até algum lado que sei que vai ter pão. É facílimo substituir na hora.
Para a escola também permitiram que levasse na hora do almoço (para ele não pedir do outro).


Já a fiz exatamente como aqui está (só não usei o óleo - usei azeite), mas também já fiz muitas variações, conforme o que tinha em casa. Ultimamente, não tenho usado o psílio (porque entretanto acabou), e apenas a farinha de trigo sarraceno, polvilho doce e linhaça moída (em vez da farinha de arroz e grão). Ou seja, a única coisa que me preocupa é mesmo se o peso final das farinhas é o da receita, mas vario muito os pesos individuais, e sai sempre bem!


Para o lanche deles, basta abrir um pãozinho destes e barrar manteiga dos Açores ;) O meu adora!

3 comentários:

  1. Olá, obrigada pela partilha!
    Algumas dúvidas:
    - qual o tipo de fermento que utilizas (nome e marca)? Os meus pães nunca crescem, gostava mesmo de usar um que funciona
    - o polvilho é do doce, certo?
    - já experimentaste fazer todo o processo na máquina de pão? o pão tem mesmo de ficar a descansar fora da máquina e a cozedura tem de ser no forno?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá =)
      - relativamente aos fermentos, logo digo (não tenho aqui comigo)
      - polvilho doce sim =)
      - não tenho maquina de pão =)
      Bons cozinhados!

      Eliminar
  2. é indispensável o uso da goma xantana ou do phsilio?

    ResponderEliminar