domingo, 18 de setembro de 2016

Lanches para os nossos pequenos #1

Olá olá!
Como já se devem ter apercebido, o meu pequeno iniciou agora o colégio e, como não podia deixar de ser, tive que pensar em lanches para ele levar. 
A minha maior preocupação foi a obstipação dele (longa história que mais tarde partilho) e um ritual que tivemos que abandonar (e que já havia sido instituído desde fevereiro) porque não era nada pratico lá na escola. Ou seja, qualquer lanche teria que ter muita fibra e gordura (boa) para compensar.
O pequeno almoço dele mantém-se o iogurte grego com fruta (tenho optado por manga) e depois leva lanchinhos para o meio da manhã e meio da tarde.
Hoje vou então falar-vos de umas barrinhas que tentei imitar. Ele já provou (e eu também!) e estão óptimas!

Precisei de:
- tigela de tâmaras 


- tigela de cajus


- 3 colheres de sopa de cacau
- 2 colheres de sopa de óleo de côco
- 1 colher de mel

Demolhar e descaroçar as tâmaras:


E triturar e amassar tudo muito bem.
Por fim, espalhar num tabuleiro revestido com papel vegetal, com a ajuda de um rolo de cozinha.
Levar ao frigorífico durante 4 horas, e depois cortar e acomodar em papel vegetal.



4 comentários:

  1. Já experimentei uma versão desta "barra" com figos e nozes e era simplesmente divinal! Não se pode é abusar que dá volta à barriga! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Assunção, Usou figos frescos ou secos?

      Eliminar
    2. Não fui eu que fiz mas, pelo sabor e textura, creio que foi feita com figos secos.

      Eliminar
  2. Bom dia. Nesta receita as tâmaras podem ser substituídas por uvas passas e o óleo de coco por azeite? Obrigada

    ResponderEliminar