quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Bolo pudim de maçã

Ontem à noite não resisti e testei mais uma receita da Nutricionista Andreia Castro, o bolo pudim de maçã. Fica qualquer coisa de maravilhoso! E é óptimo para juntar à mesa de amanhã, com a canela e as nozes! Quem quer experimentar?


Vão precisar de:
- 7 a 9 maçãs (dependendo do tamanho)
- 300 ml de leite de coco
- 6 ovos
- 170 g de farinha de araruta
- 120 g de açúcar de coco
- 30 g de óleo de coco
- Sumo de 4 limões
- Vagem de baunilha
- Raspa de 1 limão
- Nozes picadas q.b.
- Canela q.b.

Liguem o forno a 180ºC.
Descasquem as maçãs, retirem-lhes o caroço e com a ajuda de uma mandolina, cortem-nas em fatias finas (eu cortei mesmo à mão, que não tenho mandolina). À medida que as vão fatiando, reguem-nas com sumo de limão para evitar que oxidem. Reservem.
Num outro recipiente, adicionem os ovos com o açúcar e misturem até obterem um creme esbranquiçado. Juntem o leite de coco, o óleo de coco derretido, a raspa de limão, as sementes retiradas da vagem da baunilha e por fim a farinha de araruta, misturando bem.
Forrem com papel vegetal uma forma com fundo amovível (eu simplesmente forrei uma forma redonda com papel vegetal). Coloquem o preparado na forma e disponham as maçãs em camadas, forçando para que estas se afundem na massa. Por fim, polvilhem com um pouco de açúcar de coco, canela e as nozes picadas (este passo saltei à frente, mas para a próxima, vou seguir direitinho).
Levem ao forno, durante 40 minutos ou até estar solidificado. Caso notem que a parte de cima está a dourar demasiado rápido, coloquem uma folha de papel alumínio por cima para prevenir queimar.


O aspecto final não deverá ser de bolo, mas sim uma aparência mais parecido a pudim. Deixem arrefecer totalmente antes de partir ;)


3 comentários: