sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Contracepção (de forma natural)

Olá Olá! =)

Semana passada, no IG, pediram-me para falar mais sobre contracepção natural, sem recorrer a ACO (anticonceptivo oral), ou seja, a pílula, ou outros métodos não naturais.

Este é um tema que sei de cor e salteado. Não só porque o estudei mas porque aprendi a lidar com ele diariamente, primeiro quando parei o ACO para engravidar, depois porque, após engravidar nunca mais recorri a ACO e, não querendo engravidar, a lição tem que estar muito bem estudada!
Nós, Mulheres, somos uns bichinhos espetaculares graças à Mãe Natureza, e o ciclo mentrual é das coisas mais bonitas! Basicamente, todo o santo mês, o nosso útero prepara-se para acolher um óvulo fecundado. Não ocorrendo fecundação, a camadinha fofa que se formou para o receber degenera e nós menstruamos. Isto tudo graças àquelas flutuações hormonais maravilhosas (not :P) que nos vamos apercebendo.


Antes de abordar realmente o assunto, há uma coisa muuuuuuuuuito importante que tenho para dizer. Estão preparados??? Então aí vai: Se queres ter 100% a certeza que não engravidas, só tens 1 hipótese: não podes ter relações sexuais (RS) ^_^ ahahaha! 100%, meus amigos, só com abstenção. Não há nenhum método que te dê a certeza que não engravidas. Há sempre alguma taxa de falha. Quem nunca ouviu histórias destas? De X que engravidou a tomar a pilula e de Y que engravidou e usou sempre o preservativo? Não, não é comum, principalmente se estivermos atentos. Se a história for bem esmiuçada, vamos descobrir que a X teve uns episódios de diarreia ou de vómitos, e por isso a pílula não deverá ter atuado perfeitamente (ou então houve ali 1 dia ou 2 que se esqueceu de tomar... ooooops...). E no caso do Y? Verificaram que o preservativo estava intacto? Puseram logo o preservativo ou andaram ali a "brincar" e só puseram depois? Pois....... Depois acontecem os tais "milagres"!

Basicamente, o que vos quero dizer é que é de grande importância que os dois estejam igualmente envolvidos neste assunto. A responsabilidade dos atos tem que ser dividida, tal como o resultado, seja ele qual for.

Mas então passando aos métodos naturais, (também servem para quem quer engravidar!):

Coito interrompido
Para mim, este nem conta. Só o estou a referir porque faz parte. Basicamente, para quem não sabe, antes do homem ejacular, por vezes, há saída de espermatozóides. E.... espermatozóide (basta 1 minha gente!!!) + ovócito = óvulo fecundado = gravidez!
Se vos contasse quantas gravidezes já apanhei assim na consulta... Eu bem vou avisando (e digo mesmo que não aceito pedidos para ser madrinha), as senhoras soltam um sorriso e depois, passados uns meses... puuuuuuuumbas! Aparecem grávidas.

Método Ogino-Knauss (método do calendário)
Ter em conta:
- A mulher ovula 1 vez por mês, 14 dias antes de menstruar de novo.
- 1 óvulo é viável 24-48h.
- 1 espermatozóide é viável 3-5 dias.

Se houver um registo dos ciclos menstruais anteriores (pelo menos 6), calcula-se o período fértil subtraindo 10 dias ao número de dias do ciclo mais longo e 20 dias ao número de dias do ciclo mais curto, e chegamos ao período de abstinência (ou com uso de preservativo, claro).

Por exemplo:
Nos últimos 6 meses, houve ciclos de 26 e 28 dias. Abstinência deve ir do dia 8 ao 16.
Imaginem que este mês estávamos perante um ciclo de 27 dias.
27-14= 13. A ovulação deu-se no dia 13.Se tiver tido RS ao 10º dia pode haver gravidez! Porque o espermatozóide pode ter 5 dias de vida e 10+5=15, ou seja, ao 13º dia, havia óvulo e espermatozóides viáveis para haver fecundação! No entanto, se houver abstinência (ou RS protegidas) do 8º ao 16º dias dificilmente ocorrerá.

Perceberam? Nem parece complicado, né? O grande problema é que nós não somos máquinas e muitas vezes os ciclos não são certos.... Ou duram menos uns dias, ou duram mais uns dias... e pode não correr muito bem. E se houve um momento de stress e naquele mês a ovulação ocorreu uns dias mais cedo ou mais tarde?.. Pois.. Pode correr mal, pode (ou bem! :P depende do ponto de vista).

Método da Temperatura basal
Sabe-se que há um aumento da temperatura basal após a ovulação. Ou seja, segundo este método, o ideal era todos os dias à mesma hora (6 horas após o sono), e nas mesmas condições, medir a temperatura. 3 dias após a tal subida, já se pode ter relações sexuais desprotegidas.
Eu já experimentei este método uns dias. Mas facilmente desisti. Nunca dormia as mesmas horas, não conseguia perceber se a alteração da temperatura era p causa da roupa da cama, do pijama ou de mim,... e agora, com filhos que nos chamam a meio da noite, por exemplo, quem é que tem noites descansadas e sempre iguais? Eu não...

Método do muco cervical
Sabe-se que as características do muco variam ao longo do ciclo e que perto da ovulação o muco é muito semelhante a clara de ovo. Depois da ovulação é menos abundante e opaco. Período fértil e de abstinência (ou de RS protegidas) deveria iniciar quando o muco se torna semelhante a clara de ovo e deveria continuar pelo menos 3 dias até essa "clara de ovo" atingir filância máxima.
Eu não sei como é com vocês, mas este método, no meu caso também é super incerto. Já fui mais atenta, é um facto, mas nem sempre dizia a cara com a careta, por isso, também desisti dele.

Método Sintotérmico
Juntar o método da temperatura basal com o do muco cervical. Para quem tem a certeza acerca das alterações do muco, é mais certo que cada um deles isolado.

Perceberam? Eu só consigo confiar no do calendário, no meu caso. Já esqueci os outros há muito.
E vocês? Já conheciam estes métodos? Qual é que usam?

3 comentários:

  1. Interessa-me o tema mas noutro ponto de vista... Dieta para amenorreia. Eu estou amenorreica à meses e meses... Desde que deixei o Aço. A paleo por si não resolveu (ainda) , ando na cetogenica à uns meses, mas nada... o que tenho lido ultimamente é uma abordagem com a #carnivorediet, mas acho que não consigo. O certo é que por alguns dias sinto-me mesmo bem, sem qualquer tipo de inchaço ou má disposição, mas há frutas e legumes que sinto falta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bruna! Pois, mas tal como já falamos, poderá estar a restringir em demasia os HC. Temos que conversar ;)

      Eliminar
  2. Verdadeiramente refrescante ver uma médica, a dar efectiva importância à influência da nutrição como factor terapêutico... vou sem dúvida pesquisar com atenção... ;)

    Eduardo Ferreira - https://nutrirevolucao.pt

    ResponderEliminar